MEDICINA PERIODONTAL

Você já ouviu de seu dentista ou pelas mídias sociais, ou até mesmo por artigos publicados em revistas, jornais e periódicos o termo MEDICINA PERIODONTAL?
Este é o termo utilizado atualmente para descrever como as doenças gengivais podem afetar sua saúde geral.
Nas duas últimas décadas, a doença periodontal destrutiva de nome periodontite que é uma resposta inflamatória do organismo frente a uma infecção por bactérias, tem sido relacionada a inúmeras condições gerais de saúde.
Uma revisão sistemática de 2016 feita pelo Dr. Monsarrat e colaboradores, indicou 57 condições sistêmicas que podem ser potencialmente relacionadas com a doença periodontal em humanos.
Nessa revisão narrativa que se baseou nos últimos 100 anos de pesquisa sobre o assunto, três condições sistêmicas tiveram foco especial de interesse: as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus e as adversidades na gravidez.
Todavia, inúmeros outros trabalhos tem sido conduzidos com foco em outras áreas como as doenças respiratórias, gastrointestinais e neurológicas, distúrbios ósseos e sanguíneos, inclusive o câncer bucal.
Considerando que essas hipóteses foram estudadas desde o início do século passado com a teoria da infecção focal por Miller em 1911; os últimos 20 anos de pesquisa tem demonstrado notórios avanços na busca da elucidação dessas relações e de possíveis melhoras com o tratamento periodontal dos pacientes.

Ronaldo Brunetta Gazzola – periodontista, regente da disciplina de Periodontia do curso de Odontologia da FSG