FLÚOR NA INFÂNCIA

Durante muitos anos as pastas contendo flúor não eram recomendadas para crianças menores de 3 anos devido a falta de conhecimento de uma dose segura para esta faixa etária.

Sabe-se que o flúor, como qualquer outro medicamento possui uma ação terapêutica, porém também possui uma ação tóxica se utilizado em altas dosagens pelo paciente.

No entanto, sabe-se que a quantidade de pasta de dente que a criança precisa engolir para ter algum efeito tóxico é relativamente alta, e a taxa de toxicidade no Brasil é extremamente baixa, enquanto que a doença cárie possui altos índices em crianças até 5 anos de idade.

Para evitar a toxicidade do flúor e termos uma ação preventiva contra a doença cárie, pesquisas foram realizadas para obtermos uma dose segura, e foi determinada que a criança desde que nasce o primeiro dentinho de leite deve usar pasta com flúor sendo que a quantidade é equivalente a apenas um grão de arroz na ponta da escova.

Esta quantidade é segura, mesmo que a criança engula a pasta, e atinge o objetivo de prevenção da doença cárie. Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto a Associação Brasileira de Odontopediatria e a Organização Mundial da Saúde fazem esta recomendação.

Leia também: